domingo, 25 de outubro de 2009

O PRIMEIRO ACESSO DE CIÚMES DE QUE SE TEM NOTÍCIA NA HISTÓRIA DO MUNDO (parte II)

No dia seguinte, a pedido de azael, eva retorna às portas do éden com adão. Azael então lhes dá umas dicas de sobrevivência, revela que eles não são os únicos no mundo e lhes mostra o fogo e como se utilizar dele para atrair atenção dos demais e conseguir seguir caminho com eles. Na despedida, eva, grata, chora nos ombros de azael.

“Deste-lhe alguma coisa em troca, Que coisa a quem, isso disse eva, sabendo muito bem a que se referia o esposo, A quem havia de ser a ele, a azael, disse adão omitindo com cautela a primeira parte da questão.” (Caim, de Saramago)

Coitado do adão, nem desconfiava que no dia anterior a espada com a qual o querubim protegia a entrada do paraíso silvara “com mais força como se tivesse recebido um súbito afluxo de energia” ao tocar o seio de eva. Como também nunca passou pela sua cabeça que eva colocara suas mãos sobre a de azael, apertando-a de leve contra o seio.

Se tem ou não fundamento a desconfiança de adão, nunca saberemos. O fato é que abel nasceu louro e de faces rosadas, "como se fosse filho de um anjo, ou de um arcanjo, ou de um querubim, salvo seja."

Nenhum comentário: